Para a Rede Vida, fim do sinal analógico do D2 dependerá do percentual de usuários que migrarem para a banda Ku e movimentação das emissoras

O desligamento das transmissões analógicas via satélite no Brasil pode acontecer no fim de 2023, que é quando se completa 18 meses das transmissões simultâneas em banda C e Ku, conforme estabelece o edital do 5G. 

O edital também prever a possibilidade de adiar o fim do simulcast, para no máximo 31 de dezembro de 2025.

A decisão, porém, deve partir das emissoras, que ao fim de 2023 manifestarão se vão continuar ou não com seus sinais analógicos no StarOne D2. 

Conversamos com Guilhermo Burnett, Engenheiro da Rede Vida. O profissional assegurou que ainda não há uma decisão tomada sobre o assunto. 

"Nossa diretoria ainda não tem uma definição em relação ao fim do sinal analógico no D2, tendo em vista a grande base de telespectadores ainda nesta tecnologia, além das retransmissoras analógicas ativas, que ainda utilizam este sinal", explicou Burnett. 

"Isto também dependerá do percentual alcançado de telespectadores que migrarem para a banda Ku, além do movimento das demais emissoras", acrescentou o engenheiro.

Já para um executivo, ouvido reservadamente e envolvido diretamente neste processo, dificilmente as emissoras vão querer manter seus sinais analógicos após o período de 18 meses. 

"O edital do 5G definiu que em 18 meses os sinais poderão ser desligados. Só se postegarem, mas não acredito que as emissoras vão manter o alto custo do analógico com o sinal Ku no ar", ponderou. 

 

Da Redação do Portal BSD: Lenildo da Silva 

AVISO IMPORTANTE

Este site tem o objetivo de servir a estudantes, sathobistas e profissionais instaladores de antenas parabólicas espalhados por todo o território brasileiro e sul-americano, transmitindo-lhes conhecimentos técnicos que os capacitem a alinhar suas antenas com os satélites que transmitem sinais na condição free-to-air (FTA). Mesmo os profissionais que atendem a operadoras de serviços DTH têm neste site uma base de informações para fazê-los capazes de instalarem suas antenas. Toda tentativa de busca de recepção não lícita ou não autorizada de canais encriptados, não FTA, não tem como base ensinamentos deste site.