Em dezembro do ano passado anunciamos, com exclusividade, que a Globo analógica se preparava para mudar de frequência no StarOne D2, por conta da rede 5G, visto que a emissora transmite em 3720 MHz, na polarização horizontal.
Um mês após o anúncio da notícia, os testes começaram em 4080 H, com o sinal do Canal Futura, e em fevereiro começaram os primeiros testes com o sinal da Globo.
Durante o mês de março a Globo chegou a usar 36 MHz de banda, indicando que iria continuar usando um transponder inteiro. Porém, o canal ficou sem áudio após alguns dias, foi retirado do ar e não voltou mais.
Ainda não se sabe se a Globo desistiu de mudar de frequência. Questionamos a emissora a respeito, mas não obtivemos respostas.
Cabe ressaltar que o sinal analógico da Globo é destinado ao usuário final de parabólica, uma vez que todas as afiliadas e emissoras próprias passaram a utilizar apenas a recepção digital para a retransmissão da programação nacional, há mais de uma década.
Desse modo, não faria muito sentido um canal destinado apenas ao usuário final mudar de frequência, pois, quando começarem as interferências na recepção (inicialmente nas capitais) estes usuários terão que deixar a banda C para migrarem para a banda Ku.
Todos os canais analógicos, que hoje transmitem na banda C do D2, serão desligados somente depois que for concluída a migração dos usuários de TVRO para a banda Ku.
Da Redação do Portal BSD: Lenildo da Silva