Greatek lança LNBs e filtros para a limpeza da banda C estendida

A Greatek, empresa do Grupo Greatek, especializada no desenvolvimento e fabricação de produtos para telecomunicações há 25 anos no mercado nacional, está lançando soluções para a limpeza da banda C estendida (3625-3700 MHz).

As soluções contemplam LNBs e filtros para a mitigação da interferência proveniente do sinal do 5G nas estações profissionais via satélite, como retransmissoras de TV, estações de FSS (Serviço Fixo Satelital), head-ends, entre outros.

Todas as estações profissionais das capitais, que operam na banda C estendida, de satélites com cobertura para o Brasil, teriam até o dia 30 de junho para migrarem para frequências mais altas da banda C tradicional.

Contudo, com o prazo adicional de 60 dias, concedido pela Anatel, as estações das capitais terão agora até o fim de agosto para deixarem a faixa, enquanto as que estão nas cidades com mais de 500 mil habitantes terão até o fim de dezembro para fazerem o mesmo.

Mesmo na banda C tradicional, as retransmissoras de TV e estações de FSS precisarão de filtros especiais, para mitigar possíveis interferências.

A Greatek lança a linha de equipamentos justamente no momento em que a EAF busca fornecedores para conseguir cumprir os prazos estabelecidos pelo Edital do 5G.

"Criamos um portfólio de produtos pensando justamente na base de estações que necessitam conviver com o 5G e se manter na banda C, são soluções como LNBs e Filtros que operam nas faixas de frequência de 3700 MHz a 4200 MHz, 3720 MHz a 4200 MHz e 3800 MHz a 4200 MHz, assim podemos designar soluções para cada perfil de cliente em relação ao sinal de descida do satélite", informou a empresa em release enviado ao Portal BSD.

AVISO IMPORTANTE

Este site tem o objetivo de servir a estudantes, sathobistas e profissionais instaladores de antenas parabólicas espalhados por todo o território brasileiro e sul-americano, transmitindo-lhes conhecimentos técnicos que os capacitem a alinhar suas antenas com os satélites que transmitem sinais na condição free-to-air (FTA). Mesmo os profissionais que atendem a operadoras de serviços DTH têm neste site uma base de informações para fazê-los capazes de instalarem suas antenas. Toda tentativa de busca de recepção não lícita ou não autorizada de canais encriptados, não FTA, não tem como base ensinamentos deste site.