GAISPI decide utilizar apenas satélite da Embratel na migração para a banda Ku; espelhamento está previsto para o final de abril

O Gaispi decidiu, por votação, que apenas o satélite da Embratel, o StarOne D2, será utilizado no processo de migração dos usuários de parabólicas, que hoje estão na banda C, para a banda Ku. A informação é do portal Teletime News.

Com isso, está descartado o uso do satélite SKY Brasil-1, como haviam indicado as emissoras de TV. A decisão foi conduzida pela manifestação do conselheiro da Anatel Moises Moreira, que justificou haver riscos em duas posições orbitais tão distantes, além do fato de a posição orbital de 43 °W não ser brasileira. A decisão também levou em conta a preocupação com uma possível interrupção do serviço.

A ABERT E ABRATEL, entidades que representam as emissoras de TV, que também tem membros no GAISPI, protestaram contra a decisão, mas foram voto vencido, ainda de acordo com a publicação do Teletime.

No início do mês, conforme anunciamos aqui no Portal BSD, a EMBRATEL informou que está preparada para iniciar o espelhamento, dos canais de banda C em banda Ku, no dia 30 de abril, em contraste com a informação repassada por uma fonte do mercado, diretamente envolvida com o assunto, que afirmou que o espelhamento teria início ainda neste mês de março.

 

Da Redação do Portal BSD: Lenildo da Silva

AVISO IMPORTANTE

Este site tem o objetivo de servir a estudantes, sathobistas e profissionais instaladores de antenas parabólicas espalhados por todo o território brasileiro e sul-americano, transmitindo-lhes conhecimentos técnicos que os capacitem a alinhar suas antenas com os satélites que transmitem sinais na condição free-to-air (FTA). Mesmo os profissionais que atendem a operadoras de serviços DTH têm neste site uma base de informações para fazê-los capazes de instalarem suas antenas. Toda tentativa de busca de recepção não lícita ou não autorizada de canais encriptados, não FTA, não tem como base ensinamentos deste site.