Telesíntese: ANATEL não fará mais leilão para venda de posições Orbitais Brasileiras
A Anatel decidiu que as novas outorgas para o direito de exploração de satélite poderão ser concedidas mediante procedimento administrativo, sem precisar de leilão, devido as mudanças promovidas pela lei das teles, de 2019.
 
O Conselho Diretor da Anatel decidiu na reunião de ontem, dia 25, arquivar definitivamente a iniciativa de realizar leilões para as vendas de posições orbitais brasileiras. Havia uma proposta de lançar edital para a comercialização de posições para a exploração de satélite das posições 84º W, 70º W, 65ºW e  61º W na Banda C.
 
Mas o conselho entendeu que o novo marco legal das telecomunicações, estabelecido pela Lei 13879/19, a lei das teles, mudou a sistemática de venda de frequências, possibilitando que a outorga de posições orbitais seja feita mediante procedimento administrativo a ser estabelecido pela agência.
 
“Essa nova sistemática que está sendo construída pela agência tornará o direito de exploração de satélite mais rápido, com o objetivo de reduzir custos operacionais”, afirmou o presidente Leonardo de Morais ao acompanhar a manifestação anterior pelo arquivamento do processo de licitação. A decisão pelo arquivamento foi unânime.
 
Conforme a agenda regulatória da Anatel, esse novo regulamento deverá ser lançado para consulta pública no segundo semestre deste ano.
 
AVISO IMPORTANTE

Este site tem o objetivo de servir a estudantes, sathobistas e profissionais instaladores de antenas parabólicas espalhados por todo o território brasileiro e sul-americano, transmitindo-lhes conhecimentos técnicos que os capacitem a alinhar suas antenas com os satélites que transmitem sinais na condição free-to-air (FTA). Mesmo os profissionais que atendem a operadoras de serviços DTH têm neste site uma base de informações para fazê-los capazes de instalarem suas antenas. Toda tentativa de busca de recepção não lícita ou não autorizada de canais encriptados, não FTA, não tem como base ensinamentos deste site.