f Portal BSD: Satélite - TV Digital - IPTV - 3DTV - Satélite ABS 3A em 3 °W: Comentários geral

Você está no fórum Satélite

Responder tópico
Satélite ABS 3A em 3 °W: Comentários geral
Pág. Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #101
02/09/2019, 14:19

Regis Gomes escreveu:
Amigos eu gostaria que alguem mande os cálculos para apontar a antena para este satélite ABS3A daqui de Teresina?

Use www.dishpointer.com

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #102
02/09/2019, 14:45
Colaborador Canais

Regis Gomes escreveu:
Amigos eu gostaria que alguem mande os cálculos para apontar a antena para este satélite ABS3A daqui de Teresina?

J. Roger escreveu:

Ajuste para 84°graus de azimute(Leste) e 43°graus de elevação.

https://ibb.co/6ZjSwdW

HeitorPosada escreveu:

Use www.dishpointer.com

Fazia tempo que eu não acessava o Dishpoint e hoje ví que ele está muito mais fácil de usar. Experimentei agora com os dados solicitados pelo amigo Regis Gomes, e os valores mostrados bateram certinho com o software SAA[Satelitte Antena Alignament] que eu utilizo há tempos, e com vantagem para o Dishpoint que mostra dois valores de azimute(magnético e geográfico real) e ainda fornece o skew(giro) do LNBF, que neste caso é 82° no sentido horário (se olhar a antena por trás, mexendo na bengala), enquanto se ajustar o LNBF olhando de frente para a antena o sentido do giro do LNBF é anti-horário.

Veja o comparativo na imagem(link) abaixo:
https://ibb.co/QKzjq90

OBS: Quando será que teremos nova ferramenta para subir imagens a serem visíveis automaticamente no fórum, como acontecia antes???

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #103
02/09/2019, 21:51
Colaborador Canais

J. Roger escreveu:
Regis Gomes escreveu:

J. Roger escreveu:

HeitorPosada escreveu:

Use www.dishpointer.com

Fazia tempo que eu não acessava o Dishpoint e hoje ví que ele está muito mais fácil de usar. Experimentei agora com os dados solicitados pelo amigo Regis Gomes, e os valores mostrados bateram certinho com o software SAA[Satelitte Antena Alignament] que eu utilizo há tempos, e com vantagem para o Dishpoint que mostra dois valores de azimute(magnético e geográfico real) e ainda fornece o skew(giro) do LNBF, que neste caso é 82° no sentido horário (se olhar a antena por trás, mexendo na bengala), enquanto se ajustar o LNBF olhando de frente para a antena o sentido do giro do LNBF é anti-horário.

Veja o comparativo na imagem abaixo:

OBS 1: Reenviando este post para testar a dica do amigo André Camargo que sugeriu utilizar o link BBCode do host de imagens. Funciona! Obrigado pela dica André!

OBS 2: Pena que só podemos editar um post até 15minutos após a primeira publicação, caso contrário eu não precisaria repetir este post para testar a exibição da imagem, e bastaria editar o post original.
Fica também esta dica para o Danilo, para verificar a possibilidade de edição posterior dos posts...

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #104
05/01/2020, 19:55
Colaborador Canais

Resultado de scan efetuado na banda C em 05/01/2020 com antena fechada[fibra] de 2,2m.

J oliveira
Frei Paulo - Sergipe
br.gif
Mensagem: #105
05/01/2020, 21:11

J. Roger escreveu:
Resultado de scan efetuado na banda C em 05/01/2020 com antena fechada[fibra] de 2,2m.

Conseguir essa sat com uma antena de chapa de 1.50, todos o canais com sinal forte!

J oliveira
Frei Paulo - Sergipe
br.gif
Mensagem: #106
05/01/2020, 21:15

J. Roger escreveu:
Regis Gomes escreveu:

J. Roger escreveu:

https://ibb.co/6ZjSwdW

HeitorPosada escreveu:

Use www.dishpointer.com

Veja o comparativo na imagem(link) abaixo:
https://ibb.co/QKzjq90

OBS: Quando será que teremos nova ferramenta para subir imagens a serem visíveis automaticamente no fórum, como acontecia antes???

Aqui pra mm foi fácil, tirei a antena do C 2 e foi movendo a antena até dar sinal, ficou do lado no nascente!

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #107
06/01/2020, 07:38

Satélite improprio para o Brasil, pois para nós a Longitude principal é 70 W. A locação de canal nele deve ser bem barata.
No passado já usei sim o Intelsat acho que
1002 , 0,8w e a antena, chapa
1,5m, ficava bem na vertical - pegava uns canais do Egito e com perdas da Polarização Circular.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

Andre Camargo
Itu - SP
br.gif
Mensagem: #108
06/01/2020, 08:55
Colaborador Canais

J. Roger escreveu:

Excelente. Aproveitei corrigir a cobertura no chart para América do Sul (feixe West Hemi) já que estava misturado com Américas e Brasil, cada canal estava uma coisa.

rivonaldo ribeiro dos san
CANSANÇÃO - BA
br.gif
Mensagem: #109
04/06/2020, 11:21

J oliveira escreveu:
J. Roger escreveu:

Conseguir essa sat com uma antena de chapa de 1.50, todos o canais com sinal forte!

Também tenho aqui numa antena de chapa 1,65 com todos os canais

engjuliojr
RIO BRANCO - ACRE
br.gif
Mensagem: #110
20/07/2020, 16:48

Estou tentando pegar o canal RBA nesse satelite ABS 3A, mas não estou conseguindo, estou tentando em uma antena de tela de 2,6 m. estou em Rio Branco/Acre, alguém esta usando esse satélite e pegando normal?

J oliveira
Frei Paulo - Sergipe
br.gif
Mensagem: #111
20/07/2020, 17:00

engjuliojr escreveu:
Estou tentando pegar o canal RBA nesse satelite ABS 3A, mas não estou conseguindo, estou tentando em uma antena de tela de 2,6 m. estou em Rio Branco/Acre, alguém esta usando esse satélite e pegando normal?

Aqui estou conseguindo com uma antena de 1,50 de chapa!

engjuliojr
RIO BRANCO - ACRE
br.gif
Mensagem: #112
21/07/2020, 12:14

J oliveira escreveu:
engjuliojr escreveu:

Maravilha meu nobre! qual o tipo de LNB que vc está usando ai meu nobre? e qual a TP que vc usa pra apontamento?

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #113
21/07/2020, 14:01

Satélite a 3o W com foco Brasil, é fora de proposito. Já tive uma chapa 1,5m apontada paea o Intelsat 1002, 1o W e pegava alguns canais do Egito. A antena ficava na vertical.

J oliveira
Frei Paulo - Sergipe
br.gif
Mensagem: #114
21/07/2020, 14:12

engjuliojr escreveu:
J oliveira escreveu:
engjuliojr escreveu:

Maravilha meu nobre! qual o tipo de LNB que vc está usando ai meu nobre? e qual a TP que vc usa pra apontamento?

A elevação é praticamente a mesma do C2, só um pouquinho mas baixa, a TP que usei foi da REDE BRASIL DE COMUNICAÇÃO!
O LNB foi um comum msm!!

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #115
21/07/2020, 14:21

J oliveira escreveu:
engjuliojr escreveu:
J oliveira escreveu:
engjuliojr escreveu:

A elevação é praticamente a mesma do C2, só um pouquinho mas baixa, a TP que usei foi da REDE BRASIL DE COMUNICAÇÃO!
O LNB foi um comum msm!!

Não pode ser a mesma elevação do C2, pois como eu disse o Intelsat 1002 a 1 W me deixava a parabola na vertical.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #116
21/07/2020, 15:36
Colaborador Canais

HeitorPosada escreveu:
J oliveira escreveu:
engjuliojr escreveu:
J oliveira escreveu:
engjuliojr escreveu:

O LNB foi um comum msm!!

Não pode ser a mesma elevação do C2, pois como eu disse o Intelsat 1002 a 1 W me deixava a parabola na vertical.

Isso depende muito! Estão se esquecendo que nosso país é bem grande e o apontamento para um satélite no Acre é totalmente diferente deste mesmo apontamento em Sergipe ou no sudeste (RJ).

Realmente lá no nordeste, mais especificamente em Frei Paulo-SE, a elevação do ABS3A(3W) não é tão diferente do C2(70W) mesmo não. São apenas 2 grauzinhos de diferença na elevação. Vejam os dados:

Já em Rio Branco-AC vai ser totalmente diferente, porque está no extremo oeste do país:

Sobre frequências, o sinal da RBA no satélite ABS3A está muito bom (em antena de 2,6m) e dá para encontrar este satélite usando esta frequência mesmo, apesar de ser DVBS2:

Mas se optar por um sinal em DVBS (mais fácil de detectar) pode usar a frequência da TV_RioPreto que está forte também:

engjuliojr
RIO BRANCO - ACRE
br.gif
Mensagem: #117
21/07/2020, 17:19

J. Roger escreveu:
HeitorPosada escreveu:
J oliveira escreveu:
engjuliojr escreveu:
J oliveira escreveu:
engjuliojr escreveu:

O LNB foi um comum msm!!

Isso depende muito! Estão se esquecendo que nosso país é bem grande e o apontamento para um satélite no Acre é totalmente diferente deste mesmo apontamento em Sergipe ou no sudeste (RJ).

Realmente lá no nordeste, mais especificamente em Frei Paulo-SE, a elevação do ABS3A(3W) não é tão diferente do C2(70W) mesmo não. São apenas 2 grauzinhos de diferença na elevação. Vejam os dados:

Já em Rio Branco-AC vai ser totalmente diferente, porque está no extremo oeste do país:

Sobre frequências, o sinal da RBA no satélite ABS3A está muito bom (em antena de 2,6m) e dá para encontrar este satélite usando esta frequência mesmo, apesar de ser DVBS2:

Mas se optar por um sinal em DVBS (mais fácil de detectar) pode usar a frequência da TV_RioPreto que está forte também:
obrigado amigo! iremos tentar aqui e depois aviso no que deu! grande abraço!

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #118
21/07/2020, 17:26

Satélites Brasil se baseiam nos 70 W, podendo estender uns 14 a esquerda e a direita. 3 W é fora de proposito e devem estar alugando transponders muito baratos nesse satélite.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #119
21/07/2020, 17:53
Colaborador Canais

HeitorPosada escreveu:
Satélites Brasil se baseiam nos 70 W, podendo estender uns 14 a esquerda e a direita. 3 W é fora de proposito e devem estar alugando transponders muito baratos nesse satélite.

Eu penso diferente. Na minha opinião 14 graus é um limite tolerável aproximado para caronas em antenas de até uns 3 metros.
Já para o apontamento direto (considerando a banda C), o aproveitamento depende mais do fotoprint do satélite do que da sua elevação. Muitas vezes um satélite mais baixo, porém com fotoprint "aberto" para nossa região pode ser mais eficiente que um outro mais elevado porém com fotoprint focado mais ao hemisfério norte por exemplo.

No caso do ABS3A, é muito fácil para o pessoal do Nordeste brasileiro tanto que a elevação lá é muito parecida com a do 70W que é a nossa principal posição, e realmente é mais difícil para quem está no Oeste, como é o caso do Acre, mas se o fotoprint for "aberto" o suficiente, ele vai chegar lá no Acre também.
Outro exemplo é o Eutelsat117W que prá nós está bem baixo no horizonte (e este sim fica com a antena quase na vertical) e mesmo assim tem uma quantidade enorme de canais chegando por aqui, (aproximadamente uns 150 no total e quase 100 FTA), porque seu fotoprint é bastante amplo, e esta elevação muito baixa é prejudicial apenas em regiões montanhosas ou áreas urbanas com muitos prédios.

Já em banda ku a elevação muito baixa pode acarretar em sinais mais fracos porque faz com que o sinal atravesse uma camada mais extensa da atmosfera, mas na banda C este problema é bem menor.

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #120
21/07/2020, 18:53

Já peguei um desses satélites mexicanos, acima dos 100 W, banda Ku. A antena aqui no RJ, 60cm, ficava apontando para baixo.

Página 6 de 8 Pág. Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• VCFAZ
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br