f Portal BSD: Satélite - TV Digital - IPTV - 3DTV - IMPACTO DA INTERF. FAIXA DE 3,5 GHZ PEQUENO, INFO ANATEL

SatClube Fórum Patrocinado Por

Você está no fórum Satélite
Apoie-nos!!!

Doe mais que seu tempo e ajude o PORTAL BSD a se manter em atividade. Aqui, compartilhamos o conhecimento, mas precisamos dividir, igualmente, os custos do site.

CLIQUE AQUI e saiba mais detalhes de como nos ajudar.

Responder tópico
IMPACTO DA INTERF. FAIXA DE 3,5 GHZ PEQUENO, INFO ANATEL
Pág. Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

JUNIOR FERNANDO
ROCA SALES - RS
br.gif
Mensagem: #41
28/07/2019, 16:17

[quote="JANTUNES"]
JUNIOR FERNANDO escreveu:
Walter Sandes escreveu:
HeitorPosada escreveu:
No Hemisferio Norte, tv FTA é majoritariamente em Ku há muito tempo. Não é mais admissivel, hoje e ainda na era Internet, se usar grandes e caras antenas da banda C, para recepção FTA via satélite.

Amigo, não tem hoje sistema de TV que supera a banda C em termos de qualidade de imagem, pode pegar sinal terrestre, ku, e agora a fibra, nem cito esses streaming iptv, pois são sofríveis, portanto, torçamos que a banda C tenha vida longa por aqui, sem contar o custo benefício, agora claro, se os canais abertos migrarem para a banda Ku, não será de todo ruim para a população menos favorecida, mas nesse caso o bom seria instalar antenas de fibra ou chapa de no mínimo 1,50m, por que senão em dias de chuva vai ser um caos, contratempo esse que não temos nas parabólicas.

Meu caro, sinal terrestre é igual ou até melhor que banda C sim; e quanto ao sinal IPTV vai depender da internet que estiver usando, do canal que tá gerando e principalmente do servidor. Eu tenho vários canais e câmeras ao vivo em IPTV e posso garantir que as imagens são fantásticas.

Meu amigo, recepção terrestre é boa, mas banda C é imbatível em termos de qualidade de imagem, só que, sinal terrestre é para os grandes centros, isso é fato, ninguém se preocupa com quem mora no meio do mato, o que é muito triste, vcs nem sabem como as pessoas dos locais mais longínquos sofrem, já falei umas "trocentas" vezes e vou falar de novo, quem mora no meio do mato não tem e jamais terá terrestre digital tá bom, sou antenista aqui e sei muito bem como funciona a realidade nos locais mais afastados, nunca terá terrestre e muito menos fibra. Outra coisa, iptv jamais terá qualidade de transmissão de satélite ou terrestre, streaming jamais funcionará à contento, é fato, quem entende disso sabe o que eu estou falando, por mais que a tecnologia evolua, outra coisa, vc fala que tem vários canais iptv, se for canal fechado à que vc se refere, é pirataria, portanto é crime, piratria sempre será crime, independente do sistema que está sendo usado. Agora vejamos, se algum provedor disponibiliza canais abertos terrestre e ou banda C na fibra, eles estão cobrando por isso, por mais que falem que é gratuito, pois vamos ser inteligentes aqui, basta vc cancelar a Internet e eu duvido que eles deixem os canais abertos para o cliente, eu duvido, então estão cobrando sim, não tem jeito. Se uma operadora vende por satélite ou fibra, é caro em ambas as plataformas, e a grande maioria dos brasileiros não tem condições de pagar um plano de TV. Se aqui fosse um país sério eles já teriam bloqueado toda a forma de pirataria, e aí eu queria ver se vcs não estariam falando bem diferente aqui, iptv seria uma coisa que ninguém mencionaria, pois o iptv está atrelado à TV pirata, ninguém perderia tempo indo atrás de canal aberto via iptv tendo terrestre, satélite e fibra. Creio que toda essa parafernalia eletronica que está chegando é só para a arrecadação das operadoras e provedores de Internet. Agora tem um detalhe importante que ninguém falou aqui ainda, se a Banda c e a ku irão continuar operando e o terrestre tbm,na minha concepção, é sinal aberto nesses sistemas enquanto que captado individualmente ou coletivamente em prédios e condomínios, agora, o provedor pegar todos esses canais de ambas os sistemas, montar um rack e distribuir todos os canais para os seus clientes de Internet, aí eu creio que já não seria mais legal, pois quantas antenas e todo o tipo de acessórios as fabricantes deixarão de vender, já que cada morador não precisa de navais nada disso, uma vez que ele recebe tudo isso via fibra, acho que tudo isso está muito confuso e para mim não vai terminar bem não, opinião minha.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

lucaschinamail
Arambaré - RS
Mensagem: #42
28/07/2019, 18:06

O problema é que o Brasil, assim como toda a América do Sul, estão cobertos pela Anomalia do Atlântico Sul. Isso impossibilita que os satélites sejam posicionados mais perto do território Brasileiro e Sulamericano pros sinais ficarem mais fortes, como é feito no RESTO DO MUNDO pra deixar os sinais da Banda Ku mais fortes e sem problemas de queda de sinal quando chove.

Essa anomalia é natural e parte da natureza do nosso Planeta.

Isso faz com que os satélites da América do Sul fiquem mais distantes de nosso território, ocasionando sinal mais fraco, e como consequência algumas quedas de sinal na Banda Ku quando chove pesado.

Por esse motivo e pelo fato do Brasil ser o maior país da América Latina, é que o Brasil usa Banda C pra TV Rural, em vez da Banda Ku.

Mas nada impede de reduzir a largura de banda da Banda C, pra ficar apenas entre 3800 e 4200 MHz. Assim o 5G de 3.5 GHz teria 500 MHz de banda (3300 - 3800 MHz), em vez dos 300 MHz atuais (3300 - 3600 MHz).

lucaschinamail
Arambaré - RS
Mensagem: #43
28/07/2019, 18:07

Qualquer satélite que entre na Área da Anomalia do Atlântico Sul, entra em pane e se destrói sozinho.

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #44
28/07/2019, 19:26
Administrador

lucaschinamail escreveu:
O problema é que o Brasil, assim como toda a América do Sul, estão cobertos pela Anomalia do Atlântico Sul.

Tem a fonte ou artigo sobre este assunto?

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #45
28/07/2019, 22:00

lucaschinamail escreveu:
Qualquer satélite que entre na Área da Anomalia do Atlântico Sul, entra em pane e se destrói sozinho.

Conte mais sobre o assunto muitos não sabem, com citação de links sobre o assunto, porque com fontes fica melhor das pessoas acreditarem, não conhecia sobre o tema.

Aliás se caso a Globo colocar o SAT HD Regional em Banda Ku todas as afiliadas igual ao C2 ndependente do satélite, vai gerar ouro problema, vai ter agora sim a concorrência direta com as operadoras que ela tembém liberar os mesmos snais pra assinantes, vai dá problema, já que será concorrencia direta e as operadoras gostarão nada disso, de se pensar se acontecer isso, vai dá problemas ao Sat HD Regional que mesmo sendo do mesmo Gênero, na Banda C poderíamos dizer que a concorrência não era direta, agora com Ku não tem desculpa é a mesma coisa, mesma banda, mesmas antenas só muda os satélites, vai gerar concorrência. Pra consumidor não fará diferença já que ele não quer saber, apenas de captar, mas entre elas fabricantes de equipamentos e operadoras que terá um certo descontentamento e rivalidade, sendo que fabricantes quase atente os dois lados assim como a Globo com seus sinais.
Isso também deve ser pensado.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #46
28/07/2019, 22:56

Com 3800 Mhz iniciando pra Transmissão banda C e 5G terminado nessa faixa vai ocorrer interferência, acho difícil não ter porque nem intervalo entre uma transmissão e outra possui, difícil ambos operando em harmonia sem haver interferência da telefonia e 5G necessita dessa faixa toda pra transmissão ? é uma onda bem larga pelo que parece.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #47
28/07/2019, 23:39
Administrador

Já estou bem desconfiado que a jogada do 5G, espalhar ser um terror para a Banda C, só uma estratégia de uma empresa que mais explora a Banda C no Brasil e tem o Sathdregional.

A Globo tinha até uma DTH na Banda C em 70 W na década de 90.
Migrou para a Banda Ku e hoje é a Globosat.

Se fosse o dono da Globo, colocaria Sathdregional, Globosat e uma Globointernet ...tudo num satélite Banda Ku próximo do C2.

O SES 10 seria uma boa pedida.

Só virar antena 3 graus para esquerda e trocar para LNBF Ku.

Abs

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

rkaspelly@gmail.com
São José do Belmonte - Pernambuco
Mensagem: #48
29/07/2019, 14:00

Banda C: o primeiro grande desafio do 5G no Brasil

https://teletime.com.br/24/07/2019/banda-c-o-primeiro-grande-desafio-do-5g-no-brasil/

CarlosNeto
Dois Córregos - SP
Mensagem: #49
29/07/2019, 14:19

Francisco Crispim escreveu:
lucaschinamail escreveu:
O problema é que o Brasil, assim como toda a América do Sul, estão cobertos pela Anomalia do Atlântico Sul.

Tem a fonte ou artigo sobre este assunto?

Boa tarde,

Desculpe me intrometer em uma conversa que não fui chamado, mas estive pesquisando sobre isso há alguns dias e tem um artigo acadêmico bem completo sobre o assunto que eu estava lendo.

Segue o artigo:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14132/tde-24072006-230811/en.php

Há outras explicações na internet sobre o fenômeno, mas esse é o mais completo que encontrei quando estive pesquisando sobre o assunto.

Espero que ajude.

Rodrigo Alves
Augustinópolis - Tocantins
br.gif
Mensagem: #50
29/07/2019, 14:24

Aqui vai uma matéria sobre a Anomalia do Atlântico Sul: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44608942
Em relação ao 5G, realmente é necessário uma largura de banda absurda pra que seja possível alcançar a velocidade prometida da tecnologia, na casa dos gigabits por segundo. Pelo que vi até agora a Anatel vai leiloar 200 MHz em 3,5ghz, em dois lotes de 100, o que vai dar apenas pra duas operadoras grandes, e as demais? Ficarão sem espectro?

lucaschinamail
Arambaré - RS
Mensagem: #51
29/07/2019, 17:02

Rodrigo Alves escreveu:
Aqui vai uma matéria sobre a Anomalia do Atlântico Sul: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44608942
Em relação ao 5G, realmente é necessário uma largura de banda absurda pra que seja possível alcançar a velocidade prometida da tecnologia, na casa dos gigabits por segundo. Pelo que vi até agora a Anatel vai leiloar 200 MHz em 3,5ghz, em dois lotes de 100, o que vai dar apenas pra duas operadoras grandes, e as demais? Ficarão sem espectro?

Serão 400 MHz em banda baixa, sendo:
300 MHz em 3.5 GHz (3300 - 3600 MHz)
100 MHz em 2.3 GHz (2300 - 2400 MHz)

Nas atuais condições, apenas 3 operadoras conseguirão ficar em 3.5 GHz (provavelmente a Oi fique de fora de novo), pois cada operadora terá 100 MHz de banda de transmissão pro 5G. Se 3.5 GHz for ampliada até 3700 MHz, aí a Oi pode ter seu espaço.

O 5G será no padrão TDD (única frequência down-uplink).

Além disso, a frequência de 26 GHz também será licitada (24250 - 27500 MHz), sendo que os 250 MHz finais deverão conflitar com os satélites Banda Ka no Brasil. Segundo a anatel, no caso da Banda Ka, a convivência dupla é possível.
http://www.telesintese.com.br/brasil-demonstra-na-uit-que-5g-nao-interfere-na-faixa-de-27-ghz-do-satelite/

lucaschinamail
Arambaré - RS
Mensagem: #52
29/07/2019, 17:23

Já se fosse ampliado pra 3300 MHz até 3800 MHz, uma quinta operadora poderia se interessar (lembrando que China Mobile montou um escritório em São Paulo, parece).

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #53
29/07/2019, 18:37
Administrador

Parece que estamos caminhando para um caminho sem volta e o Brasil será tomado, como na Europa e +outros grande Países, para a Banda Ku e Ka.

Não será uma migração complicado e já comentei ontem sobre isso, de migrar para outro satélite Ku.

A Zinwell, Telesystem, entre as maiores, não fornecem mais produtos para a Banda C...receptores, LNBF´s, chaves...etc.

Mas a Banda C deverá ter ainda por muitos anos e tem muitos satélites no Brasil de grandes corporações distribuindo o sinal codificado e abertos.

Logo vem filtros para o 5G, como fizeram com o 4G.

Abs.

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #54
30/07/2019, 06:36
Administrador

DESTAQUE SATÉLITE

PARA EUTELSAT, USO DA BANDA C PLANEJADA LIBERA 5G EM 3,5 GHZ
Rafael Bucco RAFAEL BUCCO 29 DE JULHO DE 2019

Operadora de satélites vê saída como alternativa ao problema de interferência da 5G sobre os canais de TV aberta sintonizados por antena parabólica
.

Fonte: http://www.telesintese.com.br/para-eutelsat-uso-da-banda-c-planejada-libera-5g-em-35-ghz/

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #55
30/07/2019, 13:16

lucaschinamail escreveu:
Rodrigo Alves escreveu:

Serão 400 MHz em banda baixa, sendo:
300 MHz em 3.5 GHz (3300 - 3600 MHz)
100 MHz em 2.3 GHz (2300 - 2400 MHz)

Nas atuais condições, apenas 3 operadoras conseguirão ficar em 3.5 GHz (provavelmente a Oi fique de fora de novo), pois cada operadora terá 100 MHz de banda de transmissão pro 5G. Se 3.5 GHz for ampliada até 3700 MHz, aí a Oi pode ter seu espaço.

O 5G será no padrão TDD (única frequência down-uplink).

Além disso, a frequência de 26 GHz também será licitada (24250 - 27500 MHz), sendo que os 250 MHz finais deverão conflitar com os satélites Banda Ka no Brasil. Segundo a anatel, no caso da Banda Ka, a convivência dupla é possível.
http://www.telesintese.com.br/brasil-demonstra-na-uit-que-5g-nao-interfere-na-faixa-de-27-ghz-do-satelite/

Isso tudo pra 5G? essa transmissão ocupa muito espaço rapaz, mas pode anotar o 5G no Brasil nao será eficiente igual o real, vais er igual as anteriores que é no Brasil então se sabe como será, só servirá mesmo pra interferir as outras transmissões mesmo, transmissão que ocupa espaço mas a eficiência não vem no mesmo tom.

Agora Banda planejada, vai depender dos valores dos equipamentos muito caros e pra ter alta procura do consumidor e as emissoras migrarem tem que melhorar o mercado de opções e valores mais acessíveis, isso será fundamental ainda mais se o governo não fazer um plano de dá suporte a usuários para a troca dos equipamentos, vai ser difícil a substituição sem devido suporte com pleno do governo ou diminuição dos custos atuais de equipamentos compatíveis, nem todos conseguirão cobrir esses custos pra manter captando Banda C.

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #56
30/07/2019, 13:39

Claro a EUTELSAT vai dá destaque a Banda C planejada, porque é uma alternativa e vai favorecer a mesma, ela já investe na banda e tem disponível, são poucas empresas com essa transmissão, ela vai fazer propaganda da mesma. Esse jogo de interesses vai surgir com esse tema polemico e empresas podem se favorecer dependendo do formato adotado, agora duas concorrentes com suas alternativas EUTELSAT e SES.

J
Arapiraca - Alagoas
br.gif
Mensagem: #57
30/07/2019, 15:37

Agora falam em mudar pra banda planejada.

https://www.minhaoperadora.com.br/2019/07/5g-pode-interferir-nos-sinais-da-tv-aberta-eutelsat-sugere-solucao.html?fbclid=IwAR0S_vEoTp_6MeK3Gj_gVRVkF_8u7qqkS5du37R3nVQqqrUKOmHfh_0iX3E

Walter Sandes
São Paulo - SP
Mensagem: #58
30/07/2019, 18:46

J escreveu:
Agora falam em mudar pra banda planejada.

https://www.minhaoperadora.com.br/2019/07/5g-pode-interferir-nos-sinais-da-tv-aberta-eutelsat-sugere-solucao.html?fbclid=IwAR0S_vEoTp_6MeK3Gj_gVRVkF_8u7qqkS5du37R3nVQqqrUKOmHfh_0iX3E

Nossa, mas que desastre. Transferir todas as TVs abertas para KU, e a proposta da EUTELSAT para usar Banda Planejada, que coisa.

No caso da Banda Planejada acima dos 4.5 GHz, melhor abandonar a antena. Eu vou ter que trocar os LNBFs das minhas antenas??? 99% dos usuários abandonariam de vez a antena parabólica. Não compensa.

Ou eu vou ter que comprar uma antena Banda KU??? Prefiro ficar só com o digital Terrestre.

A coisa tá feia mesmo. Se parar no 5G tá bom, mas como a tecnologia não tem fim, e quando chegar o 6G, o 7G, é assim por diante????

Abs,
Walter - Very Happy

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #59
31/07/2019, 00:33

Mais atualizações sobre o tema.

5G VAI COEXISTIR COM PARABÓLICAS, APONTARÁ RELATÓRIO DA ANATEL
http://www.telesintese.com.br/5g-vai-coexistir-com-parabolicas-apontara-relatorio-da-anatel/?fbclid=IwAR2jB2aSv6kje8nq-oVECViQV1TjRSla77WQKXcfI1WPpfkSx4uS0t_U85c

mjorge
Palmeira dos Índios - Alagoas
br.gif
Mensagem: #60
31/07/2019, 09:47

Dessa situação, uma coisa é praticamente "certa": as frequências abaixo dos 3700 MHz deixarão de ser utilizadas para banda C. Claro, não será do dia para a noite que essas frequências serão desativadas nos satélites, mas essa será a tendência nos próximos anos.

Página 3 de 8 Pág. Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • VCFAZ
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br