f Portal BSD: Satélite - TV Digital - IPTV - 3DTV - ANTENAS TERRESTRE: para sinal VHF, UHF e FM

SatClube Fórum Patrocinado Por

Você está no fórum Satélite
Apoie-nos!!!

Doe mais que seu tempo e ajude o PORTAL BSD a se manter em atividade. Aqui, compartilhamos o conhecimento, mas precisamos dividir, igualmente, os custos do site.

CLIQUE AQUI e saiba mais detalhes de como nos ajudar.

Responder tópico
ANTENAS TERRESTRE: para sinal VHF, UHF e FM
Pág. Anterior  1, 2, 3 ... , 18, 19, 20  Próximo

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #361
10/09/2019, 20:19

Boa noite amigos , preciso de uma ajuda sobre antenas digital terrestre.
Tenho uma chacara , coloquei uma antena digital terrestre pequena ( não sei falar a quantidade de elementos ) sei que o Dbi é 17 , com um booster de 40 . A cidade que pego os sinais digital está as 90 km , pego todos os canais de boa com esta antena .
Resolvi comprar uma nova antena , esta com 38 elementos e dbi de 25 da Plasmatic ( as antenas são do mesmo formato ) , esta antena bem maior em relação a que já estava instalada . Objetivo era melhorar o sinal e talvez captar mais algum sinal digital de outra cidade .
Instalei esta nova antena no mesmo lugar e posição e altura , para minha surpresa a Globo não entrou e os outros canais que eu já pegava aumento um pouco o ganho de sinal , apenas a Globo aconteceu isso do sinal sumiu , voltei a antena antiga menor e a Globo e os outros canais pegaram numa bos .
Quem é o entendido em antenas digitais terrestre para me explicar o que aconteceu , por que com uma antena menor a Globo entra e com uma antena maior não entra ....
Desde já agradeço a ajuda .

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #362
10/09/2019, 22:30
Colaborador Canais

Joaquimoliveira escreveu:
Tenho uma chacara , coloquei uma antena digital terrestre pequena ( não sei falar a quantidade de elementos ) sei que o Dbi é 17 , com um booster de 40 . A cidade que pego os sinais digital está as 90 km , pego todos os canais de boa com esta antena .
Resolvi comprar uma nova antena , esta com 38 elementos e dbi de 25 da Plasmatic ( as antenas são do mesmo formato ) , esta antena bem maior em relação a que já estava instalada . Objetivo era melhorar o sinal e talvez captar mais algum sinal digital de outra cidade .
Instalei esta nova antena no mesmo lugar e posição e altura , para minha surpresa a Globo não entrou e os outros canais que eu já pegava aumento um pouco o ganho de sinal , apenas a Globo aconteceu isso do sinal sumiu , voltei a antena antiga menor e a Globo e os outros canais pegaram numa bos .
Quem é o entendido em antenas digitais terrestre para me explicar o que aconteceu , por que com uma antena menor a Globo entra e com uma antena maior não entra ....

Para o lado que a antena está apontada existe outro transmissor com a Globo em outra cidade no mesmo canal? Talvez esteja entrando dois sinais iguais vindos de transmissores diferentes, aí um interfere no outro e o receptor não consegue decodificar os sinais misturados. Também pode ser alguma interferência que entra mais forte na antena de maior ganho. Também pode ser oscilação por saturação do sinal, que acontece com sinais fortes quando se usa antenas com muito ganho...
Enfim, são hipóteses...

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #363
10/09/2019, 22:46

J. Roger escreveu:

Para o lado que a antena está apontada existe outro transmissor com a Globo em outra cidade no mesmo canal? Talvez esteja entrando dois sinais iguais vindos de transmissores diferentes, aí um interfere no outro e o receptor não consegue decodificar os sinais misturados. Também pode ser alguma interferência que entra mais forte na antena de maior ganho. Também pode ser oscilação por saturação do sinal, que acontece com sinais fortes quando se usa antenas com muito ganho...
Enfim, são hipóteses...

Grande Roger e ai o que posso fazer tem alguma dica ???
Estou ao lado de Alfenas a Globo é 5.1 canal 42 , mais a antena está apontada para Poços de Caldas , tb a Globo é 5.1 canal 42 , mais não dá sinal na TV , não uso receptor .... acho que não é a questão de sinal das cidades interferinda , pois deveria ter sinal nas barras de sinal da Tv , mais um detalhe é que no sinal de Poços de Caldas tem um sinal digital no 43, 1 canal 43 digital ( mais este canal não consigo aqui ).

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #364
10/09/2019, 22:48

Amigo um detalhe , a antena está de costa para a cidade de Alfenas ( para a torre de transmissão ).

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #365
11/09/2019, 21:24
Administrador

Joaquimoliveira testou a outra sem o Booster? pode saturar o sinal.

Abs.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #366
11/09/2019, 21:44

Não testei , todos testes foram feita com o booster .

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #367
11/09/2019, 21:45

[quote="Francisco Crispim"]Joaquimoliveira testou a outra sem o Booster? pode saturar o sinal.

Abs.[/quote
O que seria saturação de sinal.?

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #368
11/09/2019, 21:58
Colaborador Canais

Francisco Crispim escreveu:
Joaquimoliveira testou a outra sem o Booster? pode saturar o sinal.

Abs.

O que seria saturação de sinal.?

Saturação, a grosso modo, é quando um sinal é tão forte que o primeiro transístor ou amplificador de RF que o recebe fica "sobrecarregado" (trabalhando fora de sua média linear) e isto causa distorções no sinal, ou até oscilações espalhando interferência para outras frequências. Geralmente acontece quando se usa booster amplificador para sinais fracos onde se tem a presença de algum sinal forte também. Nestes casos tem que diminuir o ganho (usar booster com menor dB de ganho) ou até trabalhar SEM o booster.

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #369
11/09/2019, 22:01

Ok . Vou testar .

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #370
12/09/2019, 08:52

Os sinais na antena pura quando são medios ou bons, usa-se um Amplificador de Linha de UHF dentro de casa, compensando apenas perdas nos cabos e divisores de sinais para outros pontos. E no maximo 26db. Booster, de no maximo 26db, só quando todos na antena forem fracos. E para posições diferentes, não devemos descer os sinais por um cabo só, para duas antenas. No mastro devem ter separação vertical de uns 50cm. Booster não deve ser acoplado direto no conector da antena - deve-se usar um pedaço de cabo de pelo menos um metro. Tudo isso evita saturações e cortes de sinais. E se usa booster, não use amplificador de linha.E usar sempre o cabo RGC6.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

Picuca
- Minas Gerais
Mensagem: #371
12/09/2019, 10:30

Esse negócio de booster é complicado, em algumas situações funciona já em outras não serve de nada. Como já foi dito por outro colega, tente fazer o teste com as antenas sem utilizar o booster pra ver no que vai dar.

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #372
12/09/2019, 11:36

HeitorPosada escreveu:
Os sinais na antena pura quando são medios ou bons, usa-se um Amplificador de Linha de UHF dentro de casa, compensando apenas perdas nos cabos e divisores de sinais para outros pontos. E no maximo 26db. Booster, de no maximo 26db, só quando todos na antena forem fracos. E para posições diferentes, não devemos descer os sinais por um cabo só, para duas antenas. No mastro devem ter separação vertical de uns 50cm. Booster não deve ser acoplado direto no conector da antena - deve-se usar um pedaço de cabo de pelo menos um metro. Tudo isso evita saturações e cortes de sinais. E se usa booster, não use amplificador de linha.E usar sempre o cabo RGC6.

Aprendi e vi na net que o booster coloca direto na antena sem este pedaço de fio e depois na foro da casa liga ele na corrente eletrica , assim que o manual explica .

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #373
12/09/2019, 17:02

Direto no conector da antena tive (booster ) sobremodulação. A alimentação normalmente é embaixo, dentro de casa, pois a tensão para cima não tem perdas.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

digital_scientist
São João da Boa Vista - SP
br.gif
Mensagem: #374
13/09/2019, 18:42

Amigo um detalhe , a antena está de costa para a cidade de Alfenas ( para a torre de transmissão ).

Caro Joaquim:

- Moro perto da sua região e sei te falar que o canal 42 está "saturado", com muitas emissoras transmitindo nesse mesmo canal.
- Depois que finalizou a implantação do digital no estado de SP, ficou complicado receber sinais no 42, haja vista a grande quantidade de emissoras.
- O ideal mesmo, seria usar aquela sua antena antiga, já que a com maior ganho, irá receber resquícios dos sinais de emissoras de longe, dificultando a recepção.

Hoje, não recebo mais a Globo Sul de Minas. O sinal se confunde com a Globo Campinas de outras cidades e também com a Globo São Carlos que vem do outro lado.

Boa sorte!

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #375
13/09/2019, 20:38

digital_scientist escreveu:

Caro Joaquim:

- Moro perto da sua região e sei te falar que o canal 42 está "saturado", com muitas emissoras transmitindo nesse mesmo canal.
- Depois que finalizou a implantação do digital no estado de SP, ficou complicado receber sinais no 42, haja vista a grande quantidade de emissoras.
- O ideal mesmo, seria usar aquela sua antena antiga, já que a com maior ganho, irá receber resquícios dos sinais de emissoras de longe, dificultando a recepção.

Hoje, não recebo mais a Globo Sul de Minas. O sinal se confunde com a Globo Campinas de outras cidades e também com a Globo São Carlos que vem do outro lado.

Boa sorte!

É amigo para que saturação mesmo , este final de semana vou testar lá na minha chacara .... realmente estamos proximos , o sinal que pego na minha chacara veem de Poços de Caldas , vizinha sua .

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #376
13/09/2019, 20:54

Caro Joaquim:

Boa sorte!

É amigo para que saturação mesmo , este final de semana vou testar lá na minha chacara .... realmente estamos proximos , o sinal que pego na minha chacara veem de Poços de Caldas , vizinha sua .

A ANATEL procura contornar esse problema controlando a potencia de transmissão, sistema de antenas e alturas destas; contudo não dá para ser 100%. Televisão é para uso local e não extensivo a certas distancias. Aqui estou em Araruama RJ( não tem repetidoras ou geradoras), Região dos Lagos RJ,sendo a cidade principal Cabo Frio. Lá tem um morro aonde ficam as antenas de TV . Daqui, apesar de ter uns 30 km em linha reta, é visual sobre a Lagoa de Araruama. Minha antena enxerga o citado morro. Todavia noto que os sinais de lá que chegam aqui, devem ter baixa potencia. Eles chegam bem, todavia os sinais das repetidoras da Record, SBT e RIT, algumas vezes
picotam- o da Band é razoavel e da Globo otimo. Não uso booster pois não são sinais para booster; contudo como divido o sinal para quatro pontos, antes do divisor tenho um Amplificador de Linha Proeletronic de 26 db. Lá em Cabo Frio tem ainda Rede Vida, Canção Nova , Record News e CNT( a unica grande sem repetidora por lá é a Rede Tv !); contudo esses raramente aparecem aqui e com toda a abertura de campo citada.Agora, sinais mais fracos nunca vão perturbar um sinal mais forte e proximo. Já da Capital RJ são uns 100km em linha reta. Com mastro bem alto e booster, a maioria dos canais chegam mas tem ocasiões em que falham muito. As antenas aqui são simples, dessas Log Periodicas comuns. Cabo RGC6,

digital_scientist
br.gif
Mensagem: #377
13/09/2019, 21:38

Caro Joaquim:

Boa sorte!

- A Globo de Poços de Caldas tem o transmissor mais potente da cidade, porém perde em potência para os transmissores daqui.
- Aconteceu um problema semelhante ao seu com a rede Canção Nova, que decidiram padronizar o canal físico deles no 27, para evitar interferências que estavam vindo dessa região e provocando problemas lá em Campinas.
- Mudei minha antena do telhado de cima do sobrado para o telhado de baixo, justamente para pegar a Globo Minas, mas não durou muito. Foi só a repetidora de Espírito Santo do Pinhal mudar a direção dos espelhos e entupiu minha recepção.
- Agora, Globo Minas só via SatHD regional...

Joaquimoliveira
areado - MG
Mensagem: #378
18/09/2019, 21:47

Amigos , fiz de tudo para resolver o meu problema de sinal , antena sem o booster e continuou a mesma coisa , então voltei com a minha antena pequena e o sinal da Globo pegou de boa .... realmente é dificil de entender com uma antena pequena com booster consegue pegar o sinal e uma antena com 38 elementos com 25 dbi com ou sem o booster não consegue pegar o mesmo sinal ..... mais valeu turma pela ajuda .

digital_scientist
br.gif
Mensagem: #379
18/09/2019, 23:09

Amigos , fiz de tudo para resolver o meu problema de sinal , antena sem o booster e continuou a mesma coisa , então voltei com a minha antena pequena e o sinal da Globo pegou de boa .... realmente é dificil de entender com uma antena pequena com booster consegue pegar o sinal e uma antena com 38 elementos com 25 dbi com ou sem o booster não consegue pegar o mesmo sinal ..... mais valeu turma pela ajuda .

Joaquim:

- Quanto mais elementos tem uma antena, mais "diretiva" ela é, ou seja, ela recebe mais sinal somente da direção em que está apontada.
- As de menos elementos, tendem a receber sinais dos cantos e por isso esse seu problema.
- Há quem faça a instalação de mais de uma antena ao mesmo tempo para receber sinal de mais de uma posição, para facilitar, pois usando uma única antena de alto ganho, pode não ser possível.

Ainda bem que resolveu!

!
Comunicado da Moderação:

Mesclado: 03/10/2019, 08:27 por Francisco Crispim
Do tópico (Satélite)

Renatobrito17
São Francisco de Itabapoana - Rio de Janeiro
Mensagem: #380
03/10/2019, 01:23

Qual a melhor forma pra instalar as antenas para direções diferentes onde moro a 85 km linha reta de Campos dos Goytacazes pega Record Interior RJ e Band HD e os canais legislativo e na região norte pega Tv Gazeta Sul Globo TV Vitória Record TV ES que vem de Rio Novo do Sul Tv Guarapari ES e Rede Brasil ES que vem de Cachoeiro de Itapemirim vem de direções diferentes qual a melhor maneira de instalar? a antena pode ficar uma próxima da outra em direções opostas ? moro na divisa RJ/ES e quero fazer isso na expectativa de pegar mais canais e se possível pegar o SBT em HD permanente e Rede Vida HD permanente

Página 19 de 20 Pág. Anterior  1, 2, 3 ... , 18, 19, 20  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • VCFAZ
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br